Proposta de um modelo de coleta para o canal reverso de pós consumo de papel em um campus universitário baseado na teoria dos grafos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1526Palavras-chave:
Logística reversa. Papel. Universidade. Teoria dos grafos.Resumo
As universidades devem desenvolver e promover formas de reduzir, reutilizar e reciclar materiais utilizados em suas atividades, de forma a minimizar impacto ao meio ambiente. Dentre os materiais recicláveis, o papel pós-consumo é um resíduo comum a este tipo de organização e pode ser utilizado em processos de reciclagem, desde que existam canais logísticos reversos para coleta e destinação deste material. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo propor um modelo de coleta para o papel pós-consumo gerado pelas unidades administrativas do campus de uma universidade federal baseado na Teoria dos Grafos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para obter a estimativa de geração do material para, em seguida, propor um modelo para definir uma rota para a coleta de material conforme a alocação de ecopontos, minimizando os tempos totais de coleta. Observou-se que o modelo se mostrou eficiente, reduzindo os tempos de coleta do material em cerca de 30%. Este modelo possui caráter genérico e servirá de base para que outras entidades possam aplicá-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.