Aplicação de célula de produção no serviço de execução de fachada: um estudo de caso na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1499Palavras-chave:
Célula de Produção. Lean Thinking. Construção.Resumo
A construção civil é um ambiente com alto índice de desperdício. A filosofia Lean pode trazer grande contribuição através de seu foco na eliminação dos desperdícios. Uma ferramenta muito utilizada na manufatura enxuta (lean) é a célula de produção, cujo principal objetivo é manter a produção o mais próximo possível do fluxo contínuo. Já no contexto da construção, as aplicações desta ferramenta são ainda embrionárias, despertando o interesse por seu maior estudo. O objetivo deste trabalho é analisar como foi aplicada uma célula de produção em um serviço de execução de fachada e avaliar os resultados obtidos. Para tanto, utilizou-se o método do estudo de caso em um fornecedor que executa fachadas para uma grande incorporadora. Foram coletados dados qualitativos (observações in loco e entrevista com funcionários) e quantitativos (dados de prazos e custos fornecidos pela construtora) para posterior análise dos mesmos, antes e pós implementação da célula de fachada. Através da revisão bibliográfica e análise da implantação identificou-se que foram introduzidas melhorias relacionadas a: a) métodos b) materiais c) mão de obra d) máquinas e equipamentos. Os resultados indicam melhoria na relação da administração com os funcionários, aumento do compromisso dos funcionários, redução de custos com mão de obra direta (pedreiros) e aumento da remuneração recebida pelos funcionários. Este trabalho contribui para expansão da utilização desta ferramenta (célula de produção) no contexto da construção registrando boas práticas e mostrando que através desta aplicação, benefícios significativos podem ser alcançados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.