Sequenciamento de máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de setup dependentes das tarefas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1498Palavras-chave:
Sequenciamento. Máquinas paralelas não relacionadas. Tabu search.Resumo
Este artigo propõe uma heurística para sequenciamento de tarefas em um ambiente de manufatura composto por máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de setup dependentes da sequência de processamento das tarefas. As funções-objetivo consideradas são a minimização da soma do tempo ponderado de processamento e a minimização do atraso ponderado das tarefas. O método proposto acrescenta uma etapa ao procedimento de duas etapas de Bank e Werner (2001), para solução de problemas NP-hard, e é executado em três etapas: (i) ordenação inicial das tarefas, (ii) alocação das tarefas às máquinas, e (iii) aprimoramento da solução final através da ferramenta de otimização Tabu Search. O desempenho da heurística é comparado à solução ótima obtida por enumeração total. Ao ser aplicada em um ambiente de manufatura de componentes eletrônicos composto por duas máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de processamento e de setup, a heurística proposta resulta em um desvio de 1,1% em relação ao valor ótimo da soma do tempo ponderado de processamento e 4,6% do mínimo atraso ponderado das tarefas em tempo computacional inferior a dez minutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.