Combinação de métodos não paramétricos na comparação de percepções sobre fatores críticos de sucesso na indústria automobilística brasileira

Autores

  • Henrique Martins Rocha UERJ & AEDB
  • Maurício César Delamaro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1472

Palavras-chave:

Escala Ordinal. Testes Não-Paramétricos. Indústria Automobilística.

Resumo

O presente artigo apresenta um método para análise de dados não-paramétricos, utilizado na pesquisa sobre a comparação entre percepção de gerentes de produto em duas montadoras instaladas na região Sul Fluminense sobre os Fatores Críticos de Sucesso no processo de desenvolvimento de novos produtos na indústria automobilística brasileira. Após identificação das hipóteses, a partir de pesquisa bibliográfica, as mesmas foram testadas junto aos gerentes das citadas empresas. Inicialmente em entrevistas e posteriormente em questionários pelo método Delphi, os dados foram analisados utilizando o teste da mediana, método Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney U e Wilcoxon da soma dos postos, por meio dos quais se identificou a diferença entre as percepções dos gerentes das duas empresas. A combinação de tais técnicas permitiu tornar mais robustas as análises dos dados coletados, com a contribuição de um método que pode ser replicado em outras pesquisas que precisem comparar dados em escalas ordinais.

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Biografia do Autor

Henrique Martins Rocha, UERJ & AEDB

Doutor em Engenharia Mecânica (na área de Engenharia de Produção) pela Universidade Estadual Paulista, com estudos de pós-doutoramento em Projetos/PDP na mesma instituição, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Finanças Corporativas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em Desenvolvimento de Produtos (Engineering Excellence) pelo Rochester Institute of Technology. Atuou no Brasil e no exterior em funções executivas e técnicas em empresas como Xerox, White Martins, Flextronics, Remington, CBV e Siemens, nas áreas de Análise de Negócios e Estratégia Empresarial, Projetos, Programas, Desenvolvimento e Lançamento de Produtos, Processos, Planejamento e Controle de Produção, etc. É Professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, professor-tutor EaD, instrutor e palestrante, tendo ministrado treinamentos no Brasil e no exterior. Possui dezenas de artigos publicados em periódicos e anais de eventos científicos. Consultor em mapeamento e otimização de processos, desenvolvimento de projetos, análise estratégica e de viabilidade de negócios, ações de produtividade, etc.

Maurício César Delamaro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Doutor em Engenharia de Producao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Producao pela UFRJ. Graduado em Engenharia Mecanica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente e Professor Assistente Doutor da Unesp.

Publicado

22-11-2013

Como Citar

Rocha, H. M., & Delamaro, M. C. (2013). Combinação de métodos não paramétricos na comparação de percepções sobre fatores críticos de sucesso na indústria automobilística brasileira. Revista Produção Online, 13(4), 1493–1516. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1472

Edição

Seção

Artigos