Avaliação de presença de recursos alternativos em plano de processos para melhorar o desempenho de sistemas manufatura
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1467Palavras-chave:
Planos de processo com alternativas. Gestão da produção. Simulação. Gargalos na produção.Resumo
Usualmente os planos de processos são gerados sem considerar a utilização de máquinas alternativas, isto é, no planejamento de processo convencional uma única máquina é selecionada para a execução de uma determinada operação. Com isso, as máquinas preferidas pelos processistas são selecionadas para executar a maioria das tarefas, ocasionando a formação de gargalos na produção. Nesse contexto, a inclusão de máquinas alternativas em planos de processo pode ser usada como uma estratégia para resolver o problema de formação de gargalos, pois a eventual indisponibilidade de uma máquina permite que outra máquina pré-planejada seja selecionada e utilizada imediatamente. Para avaliar essa proposta, foi desenvolvido um modelo para simulação de um sistema de manufatura sujeito aos dois tipos de planos de processo, isto é, com ou sem máquinas alternativas. Verificou-se que a inclusão de máquinas alternativas em planos de processo resulta na melhoria no desempenho do sistema de manufatura em relação à produtividade, ao estoque em processo e à utilização de máquinas, ainda que a máquina alternativa selecionada tenha uma menor eficiência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.