Um estudo de caso sobre a transformação de uma transportadora tradicional em um operador logístico
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1439Palavras-chave:
Logística. Operador Logístico. Estratégia. Serviço ao Cliente. Competitividade.Resumo
A terceirização das atividades logísticas se tornou uma prática comum dentro das estratégias das empresas. Desta forma, o uso da prestação de serviços especializados por meio de operadores logísticos vem surgindo como uma forma para aumentar a competitividade das empresas. Visando atender a um mercado em expansão e agregar valor ao seu negócio, muitas transportadoras tem se transformado em operadores logísticos. Sendo assim, este artigo apresenta uma análise sobre a organização, adaptação e evolução da transformação de uma transportadora de cargas tradicional em um operador logístico. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativo-exploratória, implementada por meio de um estudo de caso único. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semi-estruturada. Além disso, foram utilizados dados provenientes da observação direta e de pesquisa documental. Para a elaboração dos resultados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. A empresa, ao agregar serviços, procurando relacionamentos de longo prazo com seus clientes, aumentou sua competitividade. Tal mudança oportunizou vantagens como a otimização dos recursos disponíveis e a melhoria na qualidade dos serviços prestados. A transformação da empresa em um operador logístico repercutiu em maior credibilidade e ampliação do seu mix de serviços, resultando no aumento de seu faturamento e lucratividade e em um diferencial perante a concorrência.Downloads
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