Metodologia de avaliação e desenvolvimento de grupos de alto desempenho

Ana Cristina Carneiro, Ivan Rocha Neto

Resumo


Este artigo discute a fundamentação teórica do Projeto de Avaliação e Desenvolvimento de Grupos de Alto Desempenho, concebido com base na metodologia da Meta-aprendizagem, e no Modelo Evolutivo, estendido à luz da Teoria da Complexidade. Visa ao desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de avaliação/constituição de grupos de alto desempenho no ambiente de pesquisa e pós-graduação. A metodologia proposta validada empiricamente teve base no aproveitamento das virtudes e potencialidades das teorias que lhe deram origem. É destinado aos docentes e pesquisadores de vários campos do conhecimento, bem como aos dirigentes de instituições de educação superior e de pesquisa.


Palavras-chave


avaliação de desempenho; complexidade; meta-aprendizagem; modelo evolutivo; e, espaço emocional

Texto completo:

artigo como citar ♪audio♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i4.143

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com