Os esforços de inovação e sua relação com alguns indicadores de desempenho do negócio
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1428Palavras-chave:
Inovação. Teoria da Vantagem Comparativa. Indicadores de Desempenho. Desempenho Financeiro. Competitividade.Resumo
Os recursos disponíveis nas empresas, uma vez que sejam capazes de gerar valor, poderão promover uma vantagem comparativa da mesma em relação aos concorrentes, as quais se desenvolverão, em nível macro, por meio da qualidade superior, eficiência e eficácia e de inovações; e, em nível micro, com base em um desempenho financeiro superior. O estudo, a partir da adoção de técnicas de análises quantitativas (estatística descritiva e análise de regressão linear múltipla), observou, sob a perspectiva da Teoria da Vantagem Comparativa, que os esforços de inovação realizados pelas empresas brasileiras de capital aberto estão alinhados com uma performance superior das mesmas. Os resultados mostram que os indicadores de desempenho financeiro ROE e ROA apresentaram diferença significativa entre os grupos de empresas “Inovadoras” e “Sem Inovação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.