Responsabilidade social corporativa: um estudo de caso na empresa beta

Autores

  • Andréa Cristina Trierweiller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Débora Spenassato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Blênio César Severo Peixe Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ramonn Santos Tomaz ASSESC - Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina
  • Antonio Cezar Bornia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Tezza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1425

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa. Responsabilidade Corporativa. Ações Sociais. Comunicação Interna. Trabalho Voluntário.

Resumo

A Engenharia de Produção deve abordar preocupações relativas ao desenvolvimento sustentável considerando a tecnologia, os modelos de gestão das organizações e seus stakeholders. Este artigo objetiva analisar a percepção dos colaboradores da Beta Inovação em Engenharia Ltda. quanto às ações de Responsabilidade Social da empresa. Os itens do questionário foram construídos considerando as dimensões de Responsabilidade Social definidas por Araújo (2006) e a técnica de grupo foco com os funcionários, realizada para auxiliar a elaboração dos itens a serem utilizadas no questionário, constituindo a parcela qualitativa desta pesquisa. A parcela quantitativa está relacionada aos itens do questionário que obedeceram a uma escala Likert. Os resultados foram apresentados em termos de percentuais, médias, intervalos de confiança e representação dos dados com o gráfico boxplot. Com maior média está o item referente às ações e negócios da empresa que, na percepção dos colaboradores são pautadas em padrões éticos. A avaliação do colaborador quanto a sua participação como voluntário apresenta a menor média. Para que a Beta mantenha credibilidade, sugere-se uma contínua construção de relacionamento por meio do planejamento de comunicação e respectivo monitoramento das ações da empresa junto aos seus stakeholders. Recomenda-se que outros públicos de interesse sejam alvo de levantamentos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Trierweiller, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é pesquisadora Pós-doutoranda junto ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSC Universidade Federal de Santa Catarina, sob a supervisão do Prof. Antonio Cezar Bornia, atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item, principalmente, em temas relacionados à área ambiental. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. É consultora ad hoc do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior. Possui experiência como professora de Graduação e Pós-Graduação, tendo orientado diversas monografias, além de realizado trabalhos de consultoria.

Débora Spenassato, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática-LP pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande e, atualemnte, é doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CNPq).

Blênio César Severo Peixe, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ/FGV (1995), doutorado em Ciências Empresariais pela UMSA(2005), doutorando em Engenharia de Produção e Sistamas- área de concentração:"inteligência organizacional" - (UFSC). Professor Adjunto do magistério superior da Universidade Federal do Paraná(UFPR). Ex-Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR. Tem experiência na área de administração, com ênfase em contabilidade e finanças públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controladoria governamental, contabilidade ambiental, gestão ambiental em empresas industriais.

Ramonn Santos Tomaz, ASSESC - Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina

Graduado em Administração

Antonio Cezar Bornia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (85), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (88) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (95). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos e aplicações da Teoria da Resposta ao Item

Rafael Tezza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de estatística ESAG/UDESC, doutorando (2009-atual) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Técnico em Cerâmica pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski (1999). Tem experiência prática na área de tecnologia cerâmica (pesquisa e desenvolvimento) e na área têxtil (engenharia de processo). Atualmente leciona disciplinas de estatísitcas e pesquisa os seguintes temas: Comércio eletrônico, modelos estatísticos, Teoria da Resposta ao Item, gestão de custos e ergonomia de interfaces

Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Medianeira. Possui experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de dados, atuando nos seguintes tópicos: modelos para variável latente, Teoria de Resposta ao Item, pesquisa operacional, gestão socioambiental, sustentabilidade e responsabilidade social. Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1982), graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1984), graduação em Física pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1985). Especialização em Instrumentação Para o Ensino de Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama e Especialização em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado (2003) e Doutorado (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia de Produção na área de inteligência organizacional.

Publicado

21-11-2013

Como Citar

Trierweiller, A. C., Spenassato, D., Peixe, B. C. S., Tomaz, R. S., Bornia, A. C., Tezza, R., & Bortolotti, S. L. V. (2013). Responsabilidade social corporativa: um estudo de caso na empresa beta. Revista Produção Online, 13(4), 1410–1434. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1425

Edição

Seção

Artigos