<b>Contemplando a subjetividade do ‘target costing’: uma abordagem experimental baseada nos conceitos da lógica ‘Fuzzy’</b>

Autores

  • José Alonso Borba
  • Fernando Dal-Ri Murcia
  • César Duarte Souto-Maior

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i4.140

Palavras-chave:

lógica nebulosa, custo-meta, custo alvo, sistemas especialistas.

Resumo

O target costing (custo-meta) foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a decisão de se produzir ou não um determinado produto a partir de seu preço de venda. Entretanto, por se tratar de informações estimadas e imprecisas o processo do target costing apresenta uma subjetividade inerente que, quando não levada em conta, pode prejudicar o processo de tomada de decisão que um gestor enfrenta no complexo ambiente organizacional. O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia baseada na lógica fuzzy (nebulosa) para modelar a incerteza e a subjetividade inerente ao processo do custo meta. Para isso, foi desenvolvido um modelo relativamente simples, a produção e a venda de raquetes de tênis. A construção do modelo conceitual de target costing envolveu o processo de fuzzificação e defuzzificação das entradas discretas dos componentes de custo do produto. Esse modelo foi implementado com auxílio do software FuzzyTECH®. Os resultados encontrados neste estudo evidenciam que o target costing pode ser aprimorado com o auxilio da lógica fuzzy.

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Publicado

18-11-2008

Como Citar

Borba, J. A., Dal-Ri Murcia, F., & Souto-Maior, C. D. (2008). <b>Contemplando a subjetividade do ‘target costing’: uma abordagem experimental baseada nos conceitos da lógica ‘Fuzzy’</b>. Revista Produção Online, 8(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i4.140

Edição

Seção

Artigos