Abordagem estratégica para a seleção de sistemas erp utilizando apoio multicritério à decisão

Autores

  • Carlos Francisco Simões Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Helder Gomes Costa Universidade Federal Fluminense
  • Gabriel Gonzaga de Souza Ibmec -RJ

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1385

Palavras-chave:

Apoio Multicritério à Decisão (AMD). Analytic Hierarchy Process (AHP). Sistemas Integrados de Gestão (SIGE). Estratégia. Decisões multicriério.

Resumo

Em um mercado que movimenta mais de 21 bilhões de dólares por ano, os Sistemas Integrados de Gestão (SIGE) são cada vez mais necessários em empresas de todos os tamanhos. Com isso, é importante adaptar-se ao mercado e escolher o sistema mais eficiente com a finalidade de obter os máximos benefícios gerados e buscar minimizar os investimentos nesses sistemas. Este trabalho utiliza os conceitos do Apoio Multicritério à Decisão, pelo uso da metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process), para a construção de um modelo de decisão para escolha de um SIGE. É feita a escolha de um SIGE para atender as necessidades de uma empresa. Os sistemas avaliados são os fornecidos por três empresas que dominam o mercado em nível mundial. São utilizados 16 critérios de avaliação. Foi possível identificar uma alternativa dominante de acordo com as preferências do decisor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense

Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (desenvolvendo durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do CASNAV, e posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha. Tem experiência na área de Administração, Engenharia de Produção, e Tecnologia da Informação(TI) e Arquitetura da Informação, com ênfase em Gestão de Risco, atuando principalmente nos seguintes temas: Multicritério, Pesquisa Operacional, Logística, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação com foco em Acessibilidade e Usabilidade, Análise de Decisões, Métodos Analíticos aplicados à solução de problemas empresariais Brasileiros e Planejamento Estratégico com uso de TI. Foi professor/palestrante de cursos de pós-graduação nas Universidades UFRJ, UFPE, Candido Mendes, Uff - Volta Redonda, UVA e FGV. Foi palestrante na Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra. Atualmente é o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. Participou de 57 bancas de conclusão de Graduação, Mestrado, Exame de Qualificação para Doutorado e Doutorado; de 67 congressos e/ou simpósios, eventos nacionais e/ou internacionais. Possui 32 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e mais 83 artigos publicados em congressos, simpósios, eventos nacionais e internacionais. Orientou 14 monografias de graduação. Autor dos Livros Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação, Editora CENGAGE LEARNING; e Tomada de Decisão Gerencial - Enfoque Mulricritério (3 Edição); Editora Atlas.Participou como membro da delegação brasileira junto a International Maritime Organization (orgão da ONU para Oceanos com sede em Londres) nas negociações do acordo de Água de Lastro e Casco Duplo, sendo em ambas autor do trabalho que balizou a posição brasileira. É revisor técnico dos períódicos: European Journal of Operational Research (EJOR); Pesquisa Operacional ; Gestão e Produção; Revista Produção; Brazilian Journal of Operations and Production Management e Annals of Operations Research.

Helder Gomes Costa, Universidade Federal Fluminense

Engenharia de Podução

Publicado

16-08-2013

Como Citar

Simões Gomes, C. F., Costa, H. G., & de Souza, G. G. (2013). Abordagem estratégica para a seleção de sistemas erp utilizando apoio multicritério à decisão. Revista Produção Online, 13(3), 1060–1088. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1385

Edição

Seção

Artigos