Estratégia de produção na indústria de autopeças: estudo multicasos em empresas da região de Sorocaba

Autores

  • Márcia Regina Neves Guimarães Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Alberto Magno Teodoro Filho Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Felipe Ferreira de Lara Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Patricia Saltorato Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1364

Palavras-chave:

Estratégia. Estratégia de produção. Prioridades competitivas. Alinhamento. Indústria de autopeças.

Resumo

O alinhamento da estratégia de produção com a estratégia de negócios é fundamental para a obtenção de vantagem competitiva sustentável. No caso particular da indústria automobilística, verifica-se também que a estratégia de produção dos fornecedores é fortemente influenciada pela estratégia das montadoras. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo apresentar características referentes ao conteúdo da estratégia de produção de quatro empresas de autopeças, além de analisar a influência das montadoras na definição desse conteúdo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, que utiliza a abordagem qualitativa e o método do estudo de multicasos. Entre os principais resultados, verificou-se que a prioridade competitiva predominante nas empresas é a qualidade, seguida da entrega.  Nas áreas de decisão, observou-se, entre outros, que os clientes exercem grande influência na gestão da qualidade dessas empresas e nas atividades de P&D, além de exigirem entregas frequentes. Por fim, verificou-se que as empresas de autopeças buscam reforçar suas prioridades competitivas por meio, também, da adoção de critérios de escolha e avaliação de fornecedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Neves Guimarães, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Departamento de Engenharia de Produção - Área Organizações e Estratégia

Alberto Magno Teodoro Filho, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Departamento de Engenharia de Produção - Área Organizações e Estratégia

Felipe Ferreira de Lara, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Departamento de Engenharia de Produção - Área Organizações e Estratégia

Patricia Saltorato, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Departamento de Engenharia de Produção - Área Organizações e Estratégia

Publicado

15-05-2014

Como Citar

Neves Guimarães, M. R., Teodoro Filho, A. M., Lara, F. F. de, & Saltorato, P. (2014). Estratégia de produção na indústria de autopeças: estudo multicasos em empresas da região de Sorocaba. Revista Produção Online, 14(2), 499–532. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1364

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.