Estratégia de produção na indústria de autopeças: estudo multicasos em empresas da região de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1364Palavras-chave:
Estratégia. Estratégia de produção. Prioridades competitivas. Alinhamento. Indústria de autopeças.Resumo
O alinhamento da estratégia de produção com a estratégia de negócios é fundamental para a obtenção de vantagem competitiva sustentável. No caso particular da indústria automobilística, verifica-se também que a estratégia de produção dos fornecedores é fortemente influenciada pela estratégia das montadoras. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo apresentar características referentes ao conteúdo da estratégia de produção de quatro empresas de autopeças, além de analisar a influência das montadoras na definição desse conteúdo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, que utiliza a abordagem qualitativa e o método do estudo de multicasos. Entre os principais resultados, verificou-se que a prioridade competitiva predominante nas empresas é a qualidade, seguida da entrega. Nas áreas de decisão, observou-se, entre outros, que os clientes exercem grande influência na gestão da qualidade dessas empresas e nas atividades de P&D, além de exigirem entregas frequentes. Por fim, verificou-se que as empresas de autopeças buscam reforçar suas prioridades competitivas por meio, também, da adoção de critérios de escolha e avaliação de fornecedores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.