Avaliação do desempenho ambiental de uma empresa de tratamento superficial de alumínio
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1357Palavras-chave:
Desempenho Ambiental. Gestão Ambiental. Impactos Ambientais.Resumo
O objetivo deste artigo foi avaliar o desempenho ambiental de uma empresa de tamanho médio que presta serviços de tratamento superficial de alumínio. O tratamento é conhecido como anodização. O método de pesquisa foi a modelagem numérica qualitativa. O desempenho ambiental da empresa foi organizado em cinco construtos: atmosfera, efluentes, recursos naturais e energéticos, resíduos sólidos, e legislação e gestão. Dezenove indicadores foram escolhidos para explicar os cinco construtos. Dez colaboradores da empresa priorizaram os construtos e avaliaram a situação dos indicadores por meio de uma escala de avaliação. Por meio de modelo matemático, o desempenho geral ambiental da operação foi calculado em 74,5% do máximo possível. Os indicadores que mais contribuíram para que o desempenho não fosse de 100% foram consumo de energia elétrica e consumo de água. O construto de pior desempenho foi Recursos Naturais e Energéticos. Estas são as prioridades para futuras ações de melhoria ambiental que a empresa venha a promover.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.