Modelo para avaliação de níveis de maturidade na relação comprador-fornecedor: um estudo de fornecedores da indústria automobilística
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1334Palavras-chave:
Cadeia de suprimentos. Níveis de maturidade. Prisma do desempenho. Survey. Indústria automotiva.Resumo
A integração de estratégias e processos e a geração de capacidades entre os membros de cadeias de suprimentos (CS) tornam-se fatores-chave de sucesso dessas redes de operações. Este artigo propõe um modelo conceitual para avaliação de níveis de maturidade na relação comprador-fornecedor. Os níveis de maturidade foram desenvolvidos a partir da revisão de literatura dos estágios da evolução conceitual da logística, da integração entre membros da cadeia de suprimentos e dos estágios da evolução na relação comprador-fornecedor. Esse modelo integra um sistema de medição de desempenho fundamentado no ‘Prisma do Desempenho’. O modelo é testado entre empresas do ramo automotivo. A metodologia empregada para testar e validar o modelo é um survey. Dos resultados, verificou-se que as empresas participantes da pesquisa encontram-se no nível geral 3 e a análise de agrupamento valida o modelo. Modelos de maturidade podem ajudar as empresas a desenvolver trajetórias evolutivas, estabelecendo referências para seus processos de mudança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.