Integração do seis sigma com o lean production: uma análise por meio de múltiplos casos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1291Palavras-chave:
Lean six sigma. Seis sigma. Manufatura enxuta. Gestão da qualidade.Resumo
A forte concorrência entre os mercados tem levado as organizações, independentemente do porte e setor industrial, a implementarem um ou mais programas de melhoria da qualidade. Um dos propósitos destes programas é a melhoria da eficácia e eficiência organizacional para quem os implementa. Uma proposta denominada Lean Six Sigma tem despertado interesse, dado que seu objetivo é aplicar os conceitos do programa Seis Sigma integrando-os aos princípios do Lean Production. O Seis Sigma contribui com meios de identificação, medição e análise do problema, enquanto que o Lean Production oferece técnicas e procedimentos aplicados para a redução de desperdícios na produção. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é demonstrar os resultados de um trabalho de campo, cujo propósito foi identificar os fatores importantes para a implementação do Seis Sigma combinado com os princípios do Lean Production. Para cumpri-lo, três organizações de diferentes setores industriais foram investigadas. Estas organizações aplicam tanto o Seis Sigma quanto o Lean Production. Constata-se que os programas foram implementados com sucesso em apenas duas das empresas estudadas. Por meio da análise dos dados é possível identificar que uma das maiores dificuldades encontradas pelos líderes dos programas diz respeito à (falta de) infraestrutura de recursos humanos nas organizações. Deve-se levar em conta, no entanto, que as conclusões do presente estudo estão limitadas a pequena amostra investigada, que se restringe a três unidades de análise. Não obstantemente, o trabalho oferece a possibilidade de uma generalização analítica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.