<b>Jogos de empresas: criando e implementando um modelo para a simulação de operações logísticas</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i2.125Resumo
Este trabalho propõe um modelo de jogo de empresas capaz de simular as principais operações logísticas existentes em uma cadeia de suprimentos. A necessidade de uma ferramenta simples, porém bem estruturada, capaz de criar um ambiente dinâmico de aprendizagem sem, no entanto, torná-lo demasiadamente complexo, motivou o seu estudo e desenvolvimento. O trabalho inicia-se com uma análise comparativa entre os principais modelos de referência em logística empresarial existentes na literatura a respeito sobre as melhores práticas concernentes à tomada de decisões logísticas. Em seguida são traçados os conceitos de simulação e jogos, suas inter-relações, características e importância enquanto método de ensino. A apresentação de melhores práticas é, então, utilizada para nortear a concepção das principais características do modelo proposto. Os resultados obtidos mostram a eficácia do modelo enquanto instrumento capaz de criar um ambiente dinâmico de aprendizagem visando complementar as técnicas tradicionais de ensino. Palavras-chave: Jogos de Empresas, Simulação, Logística, Cadeia de Suprimentos, Ensino.Downloads
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