Desdobramento da flexibilidade da manufatura em função da demanda do consumidor e da estratégia da empresa

Autores

  • Carla Estorilio
  • Clever Guimarães Esturilho UNIFAE e Renault do Brazil

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1249

Palavras-chave:

Flexibilidade. Manufatura. QFD. Automação. Automotiva.

Resumo

A flexibilidade é uma das características estratégicas nas indústrias de manufatura. Entretanto, faltam recursos capazes de orientar quanto ao nível de flexibilidade ideal para cada caso, atrelado às formas de operacionalização, comprometendo o desempenho do processo. Esse artigo apresenta um método para orientar na escolha dos recursos provedores da flexibilidade, considerando a demanda do consumidor e os objetivos estratégicos da empresa. Primeiramente, é apresentada uma revisão sobre flexibilidade, classificando-a em:  habilidades, dimensões, elementos e recursos provedores da flexibilidade. Baseada nessa taxonomia e com o QFD (Desdobramento da Função Qualidade), um método é desenvolvido, apresentando uma correlação entre esses quatro níveis, partindo da demanda do consumidor e da estratégia da empresa. O método foi testado em uma empresa automotiva, o qual permitiu adequar a estratégia da empresa e o mercado consumidor com o nível de flexibilidade praticado. Constatou-se que o índice de automação comprometia o mix de produtos, o qual poderia melhorar com a simplificação das tarefas ou com mais funcionários experientes e polivalentes. Entre os diferenciais desse artigo está o fato deste método considerar o nível estratégico da empresa e desdobrar quatro níveis da flexibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clever Guimarães Esturilho, UNIFAE e Renault do Brazil

Mestre em Eng. Mecânica (UTFPR/2007), especialista em Gestão da Manutenção   (UTFPR/ 2005) e Graduado em Tecnologia em Gestão da Manufatura (UTFPR/2002).  Trabalha como Supervisor de Projetos Industriais na "Renault do Brazil" desde 2000 e como Professor na "UNIFAE” para Engenharia Industrial.

Publicado

16-08-2013

Como Citar

Estorilio, C., & Esturilho, C. G. (2013). Desdobramento da flexibilidade da manufatura em função da demanda do consumidor e da estratégia da empresa. Revista Produção Online, 13(3), 945–973. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1249

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.