O impacto da contagem cíclica na acuracidade de estoque: múltiplos casos em indústrias do Paraná

Autores

  • Everton Drohomeretski FAE Centro Universitário/Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Fábio Favaretto Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1238

Palavras-chave:

Acuracidade de estoque. Contagem cíclica. Múltiplos casos.

Resumo

O presente artigo objetiva identificar o impacto da contagem cíclica na acuracidade de estoque. Como método de pesquisa foi utilizado múltiplos estudos de caso (sete estudos de caso) em indústrias do Paraná. Como base para a coleta de dados utilizou-se de um protocolo de pesquisa. Já para a análise, foi aplicado o método de análise de conteúdo e a triangulação entre os dados coletados. Como principais resultados, a pesquisa contribui na demonstração da relação entre a contagem cíclica, grau de importância atribuída pela organização, número de itens e o índice de acuracidade obtido. O alto nível de controle dos processos de inventário, aliado a utilização da contagem cíclica, possibilita a eliminação da principal causa da falta de acuracidade de estoque – erros nos registros de movimentação de materiais – e, com isso, melhora a eficiência operacional das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Drohomeretski, FAE Centro Universitário/Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor dos cursos de Administração e Engenharia de Produção da FAE Centro Universitário.

Fábio Favaretto, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Professor Adjunto Nível I dos departamentos de Administração e Engenharia de Produção.

Publicado

17-05-2013

Como Citar

Drohomeretski, E., & Favaretto, F. (2013). O impacto da contagem cíclica na acuracidade de estoque: múltiplos casos em indústrias do Paraná. Revista Produção Online, 13(2), 655–676. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1238

Edição

Seção

Artigos