A influência da gestão da capacidade na determinação do custo unitário de produção: um estudo de caso em uma empresa de embalagens plásticas flexíveis
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1233Palavras-chave:
Custos. Capacidade. PPCP. Centro de Custos. Embalagens.Resumo
Este artigo apresenta a relação entre a gestão da capacidade e a gestão de custos, na determinação do custo unitário de fabricação de uma empresa de embalagens plásticas flexíveis. O objetivo foi mostrar como a utilização da capacidade efetiva diminui o custo unitário de fabricação. Para isto, foram seguidas tais etapas: 1) Conhecimento e análise do processo produtivo e o PPCP; 2) Coleta de Dados; 3) Aplicação do Método de Custeio Centro de Custos; 4) Verificação da relação entre a Gestão de Capacidade e Gestão de Custos. De posse dos relatórios contábeis da empresa estudada, observações diretas e entrevistas, pôde-se obter os seguintes resultados: conhecimento do processo produtivo e o funcionamento do PPCP, mensuração do custo de cada etapa do processo produtivo e o custo unitário de fabricação de cada produto. Posteriormente, comparou-se o custo unitário de fabricação de cada produto utilizando a capacidade efetiva com a capacidade média atual da empresa. Os resultados mostraram que os custos unitários diminuem com a utilização da capacidade efetiva, aumentando também a margem de cada produto, mesmo com a diminuição do preço de venda, estabelecendo desta forma um círculo virtuoso: utilização da capacidade efetiva, diminuição do custo unitário de fabricação, preços mais competitivos e aumento no número de pedidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.