Redes sociais e cooperação: um estudo bibliométrico

Ana Paula Lopes, Marly Monteiro de Carvalho, Afonso Carlos Corrêa Fleury

Resumo


A análise de redes sociais envolve ciência social e comportamental. O processo de descentralização das atividades produtivas, como a formação de “empresas-rede”, resultado do enxugamento das grandes estruturas corporativas de outrora, marcado pela subcontratação (outsoucing) e formação de alianças, mostra a importância desse tema. O objetivo principal deste artigo é analisar a teoria de cooperação e redes sociais, num período de 24 anos. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico com análise de conteúdo. A base de dados escolhida para a busca da amostra inicial foi a ISI Web of Science. Os tópicos de busca foram “social network” e “cooperation”. Foram analisados 97 artigos e suas referências, por meio de redes de citações. Os principais grupos de pesquisa identificados tratam de temas relacionados com confiança, alianças estratégicas, cooperação natural, teoria dos jogos, capital social, intensidade da interação, reciprocidade e inovação. Verificou-se que as publicações ocorreram em um grande número de periódicos, o que indica que o tema é multidisciplinar, sendo que apenas cinco periódicos publicaram ao menos três artigos. Apesar de a primeira publicação datar de 1987, foi a partir de 2006 que as publicações efetivamente aumentaram. As áreas mais relacionadas com a temática da pesquisa foram desempenho, evolução, gestão, gráficos, modelo e teoria dos jogos.


Palavras-chave


Redes sociais. Cooperação. Colaboração.

Texto completo:

ARTIGO ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1231

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com