Modelos de previsão aplicados ao controle de qualidade com dados autocorrelacionados
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1217Palavras-chave:
Séries temporais. Modelos lineares. Autocorrelação. Resíduos. Gráficos de controle.Resumo
Essa pesquisa aborda os modelos de previsão, aplicados a processos produtivos industriais, com o objetivo de verificar a estabilidade do processo por meio de gráficos de controle, aplicado aos resíduos oriundos de modelagem linear. Os dados utilizados para análise referem-se ao teor de umidade, permeabilidade e resistência de compressão à verde (RCV), pertencentes ao processo de fundição de moldagem em areia verde da Empresa A, que atua no setor de fundição e usinagem, para os quais se ajustou um modelo de regressão dinâmica multivariada. Como as observações eram autocorrelacionadas, foi necessário buscar um modelo matemático com resíduos independentes e normalmente distribuídos. Os modelos matemáticos encontrados possibilitaram compreender o comportamento das variáveis, auxiliando na realização das previsões e na monitoração do referido processo. Assim, pode-se afirmar que o teor de umidade é muito instável em relação às outras variáveis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.