Otimização dos parâmetros de usinagem na manufatura do ferro fundido
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1200Palavras-chave:
Otimização. Metodologia superfície de resposta. Usinagem. Processo de fresamento.Resumo
A rugosidade da superfície é um dos requisitos mais importante no processo de usinagem. A determinação dos parâmetros de usinagem é uma etapa relevante para o processo de fabricação e longa vida da ferramenta. Este trabalho objetiva otimizar os parâmetros de usinagem do ferro fundido no processo de fresamento de uma planta industrial utilizando a metodologia de superfície de resposta (Response Surface Methodology). Foram avaliados os efeitos dos parâmetros de usinagem: velocidade, avanço e profundidade de corte sobre as variáveis respostas rugosidade e tempo de ciclo da operação. A aplicação da RSM permitiu planejar e executar os ensaios de forma eficiente, modelar o comportamento das variáveis resposta em função do ajuste dos parâmetros do processo e determinar o ajuste ótimo dos parâmetros que otimiza simultaneamente a rugosidade e o tempo de usinagem, permitindo avaliar a perda de material e o custo de operação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.