<b>A flexibilidade no contexto do desenvolvimento de fábricas inteligentes</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i2.120Resumo
A globalização e a concorrência entre as empresas estão causando revoluções no desenvolvimento de produtos, reduzindo cada vez mais o seu ciclo de vida. As organizações estão optando por plataformas de produtos mundiais, com estratégias globais. Além da visão mais ampla sobre estratégias corporativas, os mercados mais dinâmicos e a forte concorrência estão impactando nos planejamentos de demanda de médio e curto prazo das empresas. Todas estas características originam turbulências nas organizações, mas também podem trazer oportunidades. Para as empresas introduzirem estas melhorias, é preciso inovar, mudando a forma como planejam e operam suas fábricas. Uma das formas para viabilizar isso é fazendo uso da flexibilidade na manufatura. Neste artigo serão abordados aspectos de flexibilidade, no contexto de faixa, resposta e dimensão, e como as empresas podem aplicar esse benefício para planejar melhor suas fábricas, seus processos produtivos e eliminar desperdícios. Palavras-chave: Flexibilidade, Sistema Toyota de Produção, Lean Manufacturing, Fábricas Inteligentes, Eliminação de desperdícios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.