Avaliação de capacidade tecnológica de fornecedores para apoio ao desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma montadora de ônibus
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1179Palavras-chave:
Cadeia de suprimentos. Desenvolvimento de produtos. Capacidade tecnológica.Resumo
A gestão da cadeia de suprimentos tornou-se uma questão crítica no cenário de colaboração global. Não é mais esperado dos fornecedores apenas o provimento de mercadorias ou componentes pré-definidos, mas também soluções colaborativas de engenharia dentro do ciclo de desenvolvimento do produto. Assim, critérios de seleção para a definição de parceiros no fornecimento de uma solução devem ir além de suas competências de produção e capacidades logísticas, incluindo também as competências técnicas e de engenharia. Este, em certo sentido, pode ser considerado um cenário comum das grandes empresas, mas ainda é um desafio quando se trata de pequenas e médias empresas (PMEs). Este trabalho discute como PMEs podem ser incluídas em uma cadeia de suprimentos, levando-se em consideração parâmetros de avaliação para sua competência técnica relacionada com a colaboração de desenvolvimento de produto. Um conjunto de oito parâmetros foi proposto para avaliar a competência da equipe de engenharia, estrutura física e tecnológica e de responsabilidade legal. Para cada parâmetro valores e pesos foram definidos também. A avaliação foi aplicada a três empresas que são fornecedores de um fabricante de ônibus do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados mostram que, mesmo quando se trata de parâmetros objetivos, os fornecedores e clientes podem ter percepções diferentes sobre as mesmas questões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.