Logística reversa dos resíduos eletrônicos do setor de informática: realidade, perspectivas e desafios na cidade do Natal-RN
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1133Palavras-chave:
Resíduos de equipamento eletroeletrônicos. Logística reversa. Gerenciamento de resíduos sólidos.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo não só diagnosticar a situação do gerenciamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE), oriundos do setor de informática (comércio varejista e empresas de assistência técnica) de Natal/RN, mas também analisar como essas empresas estão se preparando para as adequações impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, sob a ótica da logística reversa. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, para a qual foi adotado um questionário estruturado com 23 variáveis analíticas, divididas em 4 grupos: (i) Nível de Consciência sobre os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos; (ii) Práticas de Gestão Ambientais; (iii) Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos; (iv) Caracterização das Empresas e Respondentes, o qual foi aplicado em 20 empresas do setor de informática da cidade de Natal/RN. As empresas apresentaram uma série de deficiências em infraestrutura, informação e articulação com fabricantes, o que pode ser justificado pelo fato de 65% da amostra confirmar que os clientes atribuem pouco ou nenhum interesse à gestão dos resíduos sólidos na empresa. Em relação ao destino final, apenas 35% direcionam os resíduos eletrônicos para a reciclagem, proporcionando o fluxo dos resíduos por mercados secundários. Por outro lado, 60% da amostra se incluiu no grupo responsável pelo recolhimento e tratamento de resíduos eletrônicos e 40% das empresas apresentam o plano de gerenciamento implementado e/ou em manutenção. Com isso, foi observado que as empresas estão pouco atentas às propostas da lei de resíduos sólidos e aos impactos sobre elas. Assim, a ausência de planos de gerenciamento de resíduos eletrônicos dificulta o fomento da logística reversa e, consequentemente, a adequação da PNRS frente aos resíduos eletrônicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.