A teoria da solução inventiva de problemas integrada à produção mais limpa: abordagem teórica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1129Palavras-chave:
TRIZ. Produção mais limpa. Ecodesign. Melhoria de processos.Resumo
Esforços visando à redução de impacto ambiental negativo por parte das empresas são um processo de resolução de problemas, os quais muitas vezes necessitam de soluções inventivas que gerem benefícios ambientais, técnicos e econômicos. Assim, esta pesquisa objetivou verificar, por meio da literatura, e discutir a integração da Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) às estratégias da produção mais limpa (PML), visando à estruturação de uma nova metodologia para a geração de soluções inventivas voltadas à redução de efluentes, resíduos e emissões. Para realizar este estudo, procedeu-se uma pesquisa de caráter qualitativo e natureza descritiva, com estratégia de coleta documental de dados. Os resultados evidenciam que há predominância de trabalhos no nível 1 da PML, com maior enfoque em melhorias no produto, uma quantidade menor de pesquisas em modificações no processo (nível 1) e em reciclagem interna (nível 2), e não se obteve evidências da TRIZ utilizada no nível 3 (reciclagem externa e ciclos biogênicos). A integração proposta é promissora, uma vez que ambas as metodologias buscam a situação ideal e a redução de problemas. Ao final, detectaram-se oportunidades para aplicação da TRIZ em processos produtivos, por meio da análise funcional e do Resultado Final Ideal (RFI), podendo essas ferramentas direcionar as equipes para a otimização de sistemas técnicos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.