<b>Estudo de caso sobre gestão tecnológica e competitividade em uma operadora de telefonia móvel brasileira</b>

Autores

  • Maria Alice Frontini
  • Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
  • Fernando José Barbin Laurindo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.111

Resumo

Cada vez mais são complexas as decisões sobre investimentos em tecnologia orientados à inovação. As incertezas quanto ao benefício das inovações ligadas à convergência digital são grandes e a pressão competitiva nos setores correlatos força as empresas a adotarem a liderança tecnológica. Neste contexto, é relevante que a tecnologia seja adequadamente gerida, para sustentar a competitividade das empresas.

Este trabalho visa, através da metodologia de estudo de caso, avaliar o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia tecnológica orientada à inovação. Para tanto, trabalha com conceitos de alinhamento entre gestão estratégica e tecnológica das empresas, propõe uma abordagem e aplica-a para um caso real. As análises aqui contidas foram realizadas baseando-se em fontes secundárias sobre operadoras brasileiras de telefonia móvel e nas informações coletadas na empresa estudada, o que possibilitou verificar a aplicabilidade e coerência da abordagem proposta, ao mesmo tempo em que identifica algumas limitações das análises realizadas.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico e Tecnológico, Avaliação da Inovação Tecnológica, Convergência Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

07-10-2008

Como Citar

Frontini, M. A., Pinheiro Gondim de Vasconcellos, E., & Barbin Laurindo, F. J. (2008). <b>Estudo de caso sobre gestão tecnológica e competitividade em uma operadora de telefonia móvel brasileira</b>. Revista Produção Online, 8(3). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.111

Edição

Seção

Artigos