Estudo de caso sobre gestão tecnológica e competitividade em uma operadora de telefonia móvel brasileira

Maria Alice Frontini, Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos, Fernando José Barbin Laurindo

Resumo


Cada vez mais são complexas as decisões sobre investimentos em tecnologia orientados à inovação. As incertezas quanto ao benefício das inovações ligadas à convergência digital são grandes e a pressão competitiva nos setores correlatos força as empresas a adotarem a liderança tecnológica. Neste contexto, é relevante que a tecnologia seja adequadamente gerida, para sustentar a competitividade das empresas.

Este trabalho visa, através da metodologia de estudo de caso, avaliar o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia tecnológica orientada à inovação. Para tanto, trabalha com conceitos de alinhamento entre gestão estratégica e tecnológica das empresas, propõe uma abordagem e aplica-a para um caso real. As análises aqui contidas foram realizadas baseando-se em fontes secundárias sobre operadoras brasileiras de telefonia móvel e nas informações coletadas na empresa estudada, o que possibilitou verificar a aplicabilidade e coerência da abordagem proposta, ao mesmo tempo em que identifica algumas limitações das análises realizadas.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico e Tecnológico, Avaliação da Inovação Tecnológica, Convergência Digital.


Texto completo:

Artigo ♪ Audio ♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.111

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com