Competências essenciais presentes em frigorificos brasileiros exportadores para a Europa: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1107Palavras-chave:
Carne Bovina. Capacitações. Competências Essenciais. Exportações.Resumo
Uma competência pode ser considerada essencial quando é fonte de vantagem competitiva para a empresa que a possui, sendo vista como recurso essencial para que a empresa possa prover produtos/ serviços diferenciados em relação a mercados e clientes. Este trabalho parte da aceitação do fato de que as competências essenciais existentes nos frigoríficos brasileiros afetam em diferentes níveis a sua capacidade de exportação para a União Europeia. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar as competências essenciais presentes nos frigoríficos brasileiros exportadores de carne in natura para Europa, classificando-as em sustentáveis e temporárias. Com os resultados obtidos espera-se auxiliar os gestores de frigoríficos a desenvolverem essas competências, aumentando assim sua competitividade no mercado externo. A metodologia utilizada foi um Estudo Multicaso com a finalidade de identificar e estruturar essas competências a partir do que ocorre nas organizações pesquisadas. Os resultados apontam a existência de 19 competências essenciais que suportam as exportações de carne bovina destes frigoríficos para a União Européia. Vale destacar que nas empresas em questão são as competências baseadas em recursos intangíveis, como conhecimento do mercado, tradição e reputação, que alavancam essas exportações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.