Minimização dos tempos de atraso na programação de tarefas em uma empresa de desenvolvimento de softwares

Autores

  • Ícaro Ludwig W3BOX
  • Michel J. Anzanello UFRGS
  • Gabriel Vidor UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1069

Palavras-chave:

Sequenciamento. Atraso. Software. Gestão. Desenvolvimento.

Resumo

Empresas de pequeno porte do setor de serviços, como as desenvolvedoras de softwares, usualmente programam suas tarefas de forma manual. Tal programação é viável enquanto o número de tarefas é reduzido, mas acarreta dificuldades gerenciais à medida que crescem, implicando em atrasos na entrega de tarefas. Este artigo tem como objetivo utilizar uma ferramenta de sequenciamento como forma de minimizar esses atrasos. Para isso, propõe duas heurísticas para a programação de tarefas embasadas nos seguintes passos: (i) definição de um ordenamento inicial para as tarefas; (ii) alocação das tarefas aos times de desenvolvimento; e (iii) ordenação das tarefas em cada time de desenvolvimento com vistas à minimização do atraso total. As heurísticas propostas reduziram os atrasos de entregas em dados reais e simulados, simplificaram o processo de programação e possibilitaram maior visibilidade do processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel J. Anzanello, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Rutgers-The State University of New Jersey (2009). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como editor do periódico Produto & Produção (UFRGS) e como revisor dos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, International Journal of Production Research, Production Planning & Control, Gestão e Produção (UFSCar), Produção (USP) e Produto & Produção, entre outros. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, controle multivariado de processo e análise por curvas de aprendizado. Sua pesquisa vem sendo publicada nos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, Food Quality & Preference, International Journal of Production Research, Production Planning and Control, Revista Produção e Gestão & Produção, entre outros.

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Ludwig, Ícaro, Anzanello, M. J., & Vidor, G. (2013). Minimização dos tempos de atraso na programação de tarefas em uma empresa de desenvolvimento de softwares. Revista Produção Online, 13(2), 479–499. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1069

Edição

Seção

Artigos