Análise da atividade do profissional de design envolvido na gestão de design

Autores

  • Claudia de Souza Libanio UFRGS e UniRitter
  • Fernando Gonçalves Amaral UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1062

Palavras-chave:

Gestão de design. Profissional de design. Atividade de trabalho. Fatores intervenientes. Interlocutores.

Resumo

A percepção do uso do design como um elemento essencial para a obtenção de vantagem competitiva desperta nas empresas a necessidade de gerenciar também as atividades de design. Todavia, pouco se fala sobre a atividade dos profissionais de design participantes desse processo, seus papéis, funções e competências, e mesmo sobre suas ligações com a empresa e os demais setores envolvidos. O objetivo deste artigo é analisar, durante os processos de gestão de design, as relações de trabalho de profissionais de design vinculados interna e externamente às organizações, buscando compreender a estrutura e os fatores intervenientes na atividade desses profissionais, bem como as interações com seus principais interlocutores. A metodologia utilizada foi exploratória e qualitativa, através de entrevistas em profundidade com três profissionais de design. Posteriormente, foi feita uma análise das respostas, possibilitando a comparação desses dados obtidos com o referencial teórico pesquisado. Através deste estudo de caso, foi possível perceber o perfil e a atividade do profissional de design, bem as relações com seus principais interlocutores, quando vinculados interna e externamente às organizações.

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Biografia do Autor

Claudia de Souza Libanio, UFRGS e UniRitter

Engenharia de Producao - PPGEP/UFRGS e Faculdade de Administração - UniRitter

Fernando Gonçalves Amaral, UFRGS

Engenharia de Producao - PPGEP/UFRGS

Publicado

2013-08-16

Como Citar

Libanio, C. de S., & Amaral, F. G. (2013). Análise da atividade do profissional de design envolvido na gestão de design. Revista Produção Online, 13(3), 843–872. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1062

Edição

Seção

Artigos