Redes interorganizacionais no transporte público: um estudo multicaso em diferentes cidades do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1033Palavras-chave:
Redes Interorganizacionais. Tipologia de Redes. Benefícios em Rede. Coopetição. Transporte Público.Resumo
O presente estudo propõe a ampliação do debate sobre redes interorganizacionais pela realização de um estudo de natureza exploratória e qualitativa em um grupo de empresas de transporte coletivo de passageiros de três cidades-polo e de uma região metropolitana no Rio Grande do Sul. O objetivo é compreender de que forma os transportadores de passageiros, nas cidades analisadas, operam em rede. Para tanto, foram utilizados o modelo proposto por Marcon e Moinet (2001), que classifica as relações interorganizacionais, e o modelo de Balestrin e Vershoore (2006), que trata dos benefícios em redes interorganizacionais. Para alcançar o objetivo deste estudo foram realizadas entrevistas com gestores das empresas transportadoras e análise documental, através da técnica de Análise de Conteúdo a posteriori. Os resultados destas análises traçaram o panorama da atuação dos transportadores em rede nas cidades estudadas. Elaborou-se um relatório de casos cruzados que possibilitou definir as relações interorganizacionais como formais e horizontais e, entre os principais benefícios da operação em rede, evidenciou-se a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e ganhos de representatividade ante públicos de interação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.