METODOLOGIA PARA CONSTITUIÇÃO DE PARCERIA ENTRE EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i1.102Resumo
O ambiente competitivo atual leva as empresas a optarem por uma competência central e por se associarem, em parceria, a outras empresas para aproveitar uma oportunidade de mercado. Essa associação torna-se cada vez mais dinâmica à medida que o ciclo do produto se encurta. Este artigo propõe a expansão dos métodos de Tecnologia de Grupo às aplicações que tratam do projeto de parceria entre empresas. Considera, numa primeira fase, a similaridade entre as atividades necessárias à execução de um produto e gera um dendrograma que auxilia o gestor definir a configuração da montagem do produto, e, numa segunda fase, sugere a utilização da distância Euclidiana entre a empresa candidata e a empresa ideal como elemento de escolha de parceira, tendo como critério quanto uma empresa é semelhante à outra nas ações que desenvolve para a competitividade. Uma aplicação mostra a utilidade da metodologia sugerida. Os resultados mostram ser promissora a utilização da grande experiência hoje existente na definição de células de manufatura para a escolha das empresas que venham a compor uma parceira em um sistema de produção multiempresas. Palavras-chave: Parceria entre empresas. Sistemas de manufatura. Consórcio modular. Teoria de similaridade. Estratégia competitiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.