METODOLOGIA PARA CONSTITUIÇÃO DE PARCERIA ENTRE EMPRESAS

Autores

  • Marcius Fabius Henriques de Carvalho
  • Elder de Oliveira Rodrigues
  • José Celso Contador

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i1.102

Resumo

O ambiente competitivo atual leva as empresas a optarem por uma competência central e por se associarem, em parceria, a outras empresas para aproveitar uma oportunidade de mercado. Essa associação torna-se cada vez mais dinâmica à medida que o ciclo do produto se encurta. Este artigo propõe a expansão dos métodos de Tecnologia de Grupo às aplicações que tratam do projeto de parceria entre empresas. Considera, numa primeira fase, a similaridade entre as atividades necessárias à execução de um produto e gera um dendrograma que auxilia o gestor definir a configuração da montagem do produto, e, numa segunda fase, sugere a utilização da distância Euclidiana entre a empresa candidata e a empresa ideal como elemento de escolha de parceira, tendo como critério quanto uma empresa é semelhante à outra nas ações que desenvolve para a competitividade. Uma aplicação mostra a utilidade da metodologia sugerida. Os resultados mostram ser promissora a utilização da grande experiência hoje existente na definição de células de manufatura para a escolha das empresas que venham a compor uma parceira em um sistema de produção multiempresas. Palavras-chave: Parceria entre empresas. Sistemas de manufatura. Consórcio modular. Teoria de similaridade. Estratégia competitiva.

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Publicado

24-10-2007

Como Citar

de Carvalho, M. F. H., Rodrigues, E. de O., & Contador, J. C. (2007). METODOLOGIA PARA CONSTITUIÇÃO DE PARCERIA ENTRE EMPRESAS. Revista Produção Online, 7(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i1.102

Edição

Seção

Artigos