Avaliação do transporte público urbano realizado por ônibus: uma abordagem exploratória
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1010Palavras-chave:
Qualidade em serviços. Satisfação do consumidor. Transporte público.Resumo
Devido ao surgimento de novas modalidades de transporte, empresários e governos que operam ônibus urbanos têm se interessado cada vez mais em avaliar a qualidade do transporte segundo a satisfação dos usuários. Uma vez que os usuários entram em contato com aspectos relacionados às categorias pertinentes ao serviço de transporte, tais como veículos, vias e paradas, atendimento, tempo e valor agregado, eles são capazes de avaliar a qualidade do transporte à luz destas categorias. Neste contexto, este artigo propõe uma abordagem metodológica para avaliar o transporte público urbano realizado por ônibus, segundo a percepção dos usuários. Fundamentado em sete dimensões da qualidade de serviços, o modelo resultante é composto por 33 critérios que foram organizados em um questionário. Apesar do caráter exploratório, os resultados do estudo revelaram que a abordagem e o modelo constituem uma ferramenta simples e viável para o tratamento do problema em questão. Espera-se que este modelo seja capaz de auxiliar gestores nos processos de tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.