Análise de redes sociais na indústria farmacêutica: um estudo com farmácias e drogarias

Autores

  • Moacyr Cortelette Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1006

Palavras-chave:

Análise de redes sociais. Integração. Indústria farmacêutica. Redes de empresas. UCINET.

Resumo

O objetivo desse estudo foi, a partir do mapeamento da integração de dados entre farmácias e drogarias, visualizar os efeitos da tecnologia da informação na formação de redes sociais e verificar se os laços sociais motivam a formação de um ambiente colaborativo entre empresas que competem entre si no setor. Foram realizadas entrevistas e observação direta em 66 drogarias e farmácias em 11 bairros de Vila Velha/ES. Para o mapeamento e análise da rede social, foi utilizado o software UCINET. Das empresas estudadas, 48 estão conectadas a uma rede social de relacionamentos tanto formal quanto informal, por meio da qual a informação pode fluir potencializando a comunicação e a integração no setor. Das empresas mais isoladas, 66,67% são farmácias, indicando uma tendência de não integração à rede social em comparação com drogarias. A densidade calculada da rede social foi de 4,2%, refletindo a existência de componentes com número reduzido de vértices. Se considerada apenas a componente principal, a densidade sobe para 7,62%, indicando que a densidade da rede social pode ser aumentada caso haja esforço dos atores da componente principal em integrar as demais componentes. Observou-se a existência de ampla gama de conexões possíveis que, se forem estabelecidas, podem ajudar a reduzir a fragilidade da rede social.

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Biografia do Autor

Moacyr Cortelette Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciência da Computação - Universidade Federal do Espírito Santo

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Administração/CCJE - Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

17-11-2012

Como Citar

Cortelette Junior, M., & Carneiro, T. C. J. (2012). Análise de redes sociais na indústria farmacêutica: um estudo com farmácias e drogarias. Revista Produção Online, 12(4), 1057–1083. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1006

Edição

Seção

Artigos