Análise de redes sociais na indústria farmacêutica: um estudo com farmácias e drogarias
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.1006Palavras-chave:
Análise de redes sociais. Integração. Indústria farmacêutica. Redes de empresas. UCINET.Resumo
O objetivo desse estudo foi, a partir do mapeamento da integração de dados entre farmácias e drogarias, visualizar os efeitos da tecnologia da informação na formação de redes sociais e verificar se os laços sociais motivam a formação de um ambiente colaborativo entre empresas que competem entre si no setor. Foram realizadas entrevistas e observação direta em 66 drogarias e farmácias em 11 bairros de Vila Velha/ES. Para o mapeamento e análise da rede social, foi utilizado o software UCINET. Das empresas estudadas, 48 estão conectadas a uma rede social de relacionamentos tanto formal quanto informal, por meio da qual a informação pode fluir potencializando a comunicação e a integração no setor. Das empresas mais isoladas, 66,67% são farmácias, indicando uma tendência de não integração à rede social em comparação com drogarias. A densidade calculada da rede social foi de 4,2%, refletindo a existência de componentes com número reduzido de vértices. Se considerada apenas a componente principal, a densidade sobe para 7,62%, indicando que a densidade da rede social pode ser aumentada caso haja esforço dos atores da componente principal em integrar as demais componentes. Observou-se a existência de ampla gama de conexões possíveis que, se forem estabelecidas, podem ajudar a reduzir a fragilidade da rede social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.