O estilo de trabalhar em grupo e sua influência no desempenho da equipe

Autores

  • Robson Luiz Montanari Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.771

Palavras-chave:

Equipes. Estilos de Trabalho em Grupo. Desempenho de Equipes.

Resumo

O presente estudo de caso buscou avaliar a influência da metodologia de trabalho em grupo no desempenho das equipes de uma empresa de médio porte com atividades voltadas à prestação de serviços no Estado do Paraná. Inicialmente foi realizada uma entrevista exploratória. Na sequência foram aplicados os questionários: Estilo de Trabalhar em Grupo, proposto por Parker (1994) e Avaliação de uma Equipe de Sucesso, proposto por Chang (1999). Juntamente com a aplicação dos questionários, foram feitas observações não participantes que buscaram registrar elementos de interesse aos objetivos da pesquisa. Para finalizar, realizou-se a análise dos dados, através da triangulação com as entrevistas e as observações não participantes. Os resultados identificaram algumas influências da metodologia de trabalho em grupo no desempenho das equipes. Os diferentes comportamentos determinaram o grau de influência contribuindo ou não no desempenho das equipes em estudo. Duas matrizes de resultados foram encontradas: a primeira com uma distribuição relativamente uniforme dos estilos, mas com menor desempenho; a segunda com predominância no estilo contribuinte e um maior desempenho das equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Luiz Montanari, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa

Robson Luiz Montanari é mestre em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008), é especialista em GESTÃO INDUSTRIAL COM ÊNFASE EM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006) e em GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E NEGÓCIOS pela Fae Business School (2004). Atualmente trabalha na administração do Recursos Humanos e das Operações de Transporte Rodoviário e Logística do Grupo CATTANI SUL. É professor em cursos de graduação e pós-graduação, consultor na área de Recursos Humanos e atua na Implantação e Desenvolvimento de Equipes no ambiente produtivo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas baseada em Equipes. É autor de capitulo de livro, publicou e apresentou artigos em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, onde está vinculado aos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT). Em sua produção, constam 106 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É líder do Grupo de Pesquisa "Gestão de Recursos Humanos para o Ambiente Produtivo".

Publicado

13-08-2012

Como Citar

Montanari, R. L., & Pilatti, L. A. (2012). O estilo de trabalhar em grupo e sua influência no desempenho da equipe. Revista Produção Online, 12(3), 558–584. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.771

Edição

Seção

Artigos