Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES

Autores

  • Fátima de Souza Freire UFC
  • Vicente Lima Crisóstomo
  • Juscelino Emanoel Gomes de Castro

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.57

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal verificar se o desempenho administrativo das IFES, medido por um conjunto de indicadores de gestão, tem relação com o desempenho acadêmico. Nesta pesquisa inicial, realizou-se uma pesquisa numa amostra de 27 IFES no ano 2005. Os indicadores de gestão fixados são estabelecidos pelo TCU e o indicador de desempenho acadêmico dos alunos da graduação é medido pelo MEC, através do Enade. Os resultados obtidos mostraram um reflexo positivo de indicadores relacionados com o interesse discente em sua própria formação, medida pela taxa de sucesso e maior dedicação ao curso, e o IDD. Na mesma direção se encontrou um efeito favorável da relação entre número de alunos e funcionários. Entretanto, não se detectou um esperado efeito positivo do custo por aluno no desempenho deste como se esperava, considerando que se deseja que este indicador tenha influência positiva na qualidade do ensino. Palavras-chave: Indicadores de desempenho, Enade, IFES.

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Publicado

05-07-2008

Como Citar

Freire, F. de S., Crisóstomo, V. L., & de Castro, J. E. G. (2008). Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES. Revista Produção Online, 7(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.57

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Custos