Análise de eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.51Resumo
O transporte aéreo é um importante instrumento para prover o desenvolvimento da economia nacional e mundial. Para isso, é necessário que essas infra-estruturas adotem técnicas para avaliar melhor seu desempenho operacional. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de aeroportos internacionais localizados em distintas regiões do país, utilizando a técnica Análise por Envoltória de Dados (DEA). Para realizar essa avaliação, conduziu-se um estudo de múltiplos casos, com uma amostra intencional de 26 aeroportos internacionais, com dados referentes ao ano de 2005 no Brasil. As variáveis empregadas nessa avaliação foram três inputs (área do pátio, capacidade dos terminais aeroportuários e numero de posições de estacionamento para os aviões) e dois outputs (a movimentação de carga e a quantidade de passageiros embarcados e desembarcados). Em seguida, utilizou-se o BCC orientado para o output para identificar quais melhorias são necessárias para os aeroportos ineficientes, de maneira a incrementar o nível operacional. Palavras-chave: Análise por envoltória de Dados, Eficiência, Aeroportos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.