<b>Tendências de aplicações da otimização por colônia de formigas na progamação de JOB-SHOPS</b>

Autores

  • Felipe Fonseca Tavares de Freitas Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Guilherme Ernani Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i1.441

Palavras-chave:

Otimização combinatória, Job shop scheduling, Otimização por colônia de formigas, Tendências de pesquisa

Resumo

A programação da produção revela-se como uma atividade que, se bem planejada, otimizada e controlada, gera grandes vantagens competitivas e duradouras para a empresa. Um dos problemas mais complexos de programação da produção ocorre em sistemas do tipo job-shop – os quais envolvem otimização combinatória, cuja resolução em tempo computacional aceitável é quase sempre improvável (NP-hard). Neste contexto, vários métodos de otimização têm sido pesquisados e desenvolvidos nas últimas décadas, almejando-se planos de produção cada vez melhores, sob tempos de execução computacional gradativamente menores e viáveis para a indústria. Em especial, destaca-se o uso das técnicas de inteligência coletiva que, mimetizando fenômenos biológicos e sociais da natureza, vêm obtendo bons resultados quando aplicadas a problemas do tipo job shop scheduling (JSS). Revisando-se a teoria referente à meta-heurística de Otimização por Colônia de Formigas (ou Ant Colony Optimization - ACO) e suas aplicações em problemas de JSS, este artigo identifica e explica as principais tendências de pesquisa nessa área, tanto a nível mundial quanto nacional. Como resultados deste estudo, pode-se vislumbrar a hibridização entre ACO e outros algoritmos de otimização e o tratamento de cenários de JSS cada vez mais complexos como as tendências mais relevantes dos trabalhos envolvendo ACO e problemas de programação de job-shops.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Fonseca Tavares de Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará - UEPA e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Guilherme Ernani Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial (Mecatrônica) e mestrado em Engenharia Mecânica (Fabricação), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Engenharia Mecânica (Design & Manufacturing) pela University of Maryland e Pós-doutorado pela North Carolina State University. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

04-11-2009

Como Citar

de Freitas, F. F. T., & Vieira, G. E. (2009). <b>Tendências de aplicações da otimização por colônia de formigas na progamação de JOB-SHOPS</b>. Revista Produção Online, 10(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i1.441

Edição

Seção

Artigos