A customização em massa na construção civil: um estudo no subsetor de edificações
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.433Palavras-chave:
customização em massa, personalização, construção civil, cadeia de suprimentos, SCMResumo
Este artigo aborda a utilização da estratégia de customização em massa na construção civil, subsetor edificações, em que elementos da produção convencional convivem, no mesmo canteiro de obras, com elementos da produção customizada; e objetiva verificar como se dá este processo de customização e qual o seu reflexo na cadeia de suprimentos. Verifica também a aplicação da estratégia de postponement como condição necessária ou agente facilitador no sentido de prover um produto o mais adequado possível às expectativas de cada comprador. O subsetor de edificações é um dos mais importantes da economia e seus reflexos vão além de um simples produto imobiliário. Como se sabe, a importância e o impacto desta atividade sobre o ambiente econômico permeiam toda a cadeia produtiva. Os instrumentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última, realizada em três edifícios residenciais, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os resultados estão relacionados aos aspectos que contribuem para o novo enfoque e ao ponto de desacoplamento, a partir do qual as especificações do cliente são levadas em conta no processo construtivo. Verificou-se que elementos só recentemente encontrados na literatura já se fazem presentes nas edificações pesquisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.