A COMPETIÇÃO BASEADA NO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO RIO DE JANEIRO

Iara Tammela, Alberto Canen

Resumo


A abertura comercial e a globalização das atividades econômicas têm introduzido novas formas de estratégias
competitivas entre as  empresas. A indústria brasileira de móveis não está imune em relação a esse novo contexto
mundial. As mudanças de mercado afetam todo o setor e a busca pela qualidade com o fim de satisfazer às
necessidades do cliente torna as empresas cada vez mais competitivas. Este artigo tem como objetivo mostrar
como a Competição Baseada no Tempo (TBC) pode ser uma estratégia eficaz para as indústrias moveleiras
brasileiras obterem uma vantagem competitiva sustentável, no que concerne à introdução rápida de novos
produtos, a satisfação dos clientes aliados à qualidade e custos competitivos. Será mostrado, também, um estudo
de caso numa indústria moveleira, no Rio de Janeiro, onde a aplicação da TBC e suas perspectivas são discutidas
“in loco”. 

Palavras-chave


Competição Baseada no Tempo, Vantagem Competitiva, Indústria Moveleira.

Texto completo:

Artigo


DOI: http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.320

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com