<b>Apreciação ergonômica do processo de produção de queijos em indústrias de laticínios</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.29Resumo
Este trabalho analisou as variáveis ambientais e a organização do trabalho do processo de produção de queijos em indústrias de laticínios de pequeno porte da região do Sudoeste do estado da Bahia. O ambiente de trabalho foi caracterizado por meio de observações in loco do processo de produção e medição das variáveis ambientais referentes ao ruído, iluminação e temperatura. Os parâmetros quantificados foram avaliados segundo as normas regulamentadoras vigentes, visando ao final ter elementos para proposição de sugestões para os problemas identificados, objetivando assim a melhoria das atividades desenvolvidas nestas indústrias. Os problemas mais sérios encontrados estão relacionados com a postura e com a iluminação inadequada, a qual, em uma das indústrias investigadas, foi inferior aos dois critérios de avaliação empregados. Palavras-chave: Ergonomia, Indústria de laticínios, Conforto ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.