Práticas de avaliação de desempenho organizacional em pequenas e médias empresas: investigação em uma empresa de porte médio do ramo moveleiro

Autores

  • Sandro César Bortoluzzi UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.244

Palavras-chave:

avaliação de desempenho organizacional, pequenas e médias empresas, PMEs, apoio gerencial, ferramentas gerenciais

Resumo

Apesar de poucos estudos abordarem a Avaliação de Desempenho (AD) em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), percebe-se que esses sistemas podem desempenhar importante papel no apoio gerencial. Nesse contexto, a pesquisa objetiva investigar as práticas de avaliação de desempenho organizacional em uma empresa de porte médio. O trabalho caracteriza-se como exploratório, sendo que faz uso de dados qualitativos coletados por meio de um estudo de caso, cujos resultados encontrados indicam que as práticas de AD da empresa consideram elementos como alinhamento estratégico e o uso de medidas financeiras e não-financeiras, mas que ainda não consideram aspectos importantes como: ligar os objetivos operacionais aos objetivos estratégicos; criar escalas ordinais e cardinais de desempenho; agregar as medidas de desempenho para se ter uma avaliação global e gerar ações de aperfeiçoamento. Apontam que fatores como os recursos financeiros e humanos e a falta de conhecimento podem prejudicar a implantação de sistemas de AD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro César Bortoluzzi, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Professor do Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Contabilidade e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Engenharia da Produção. Coordenadora e Professora do programa de pós-graduação em Contabilidade - PPGC-UFSC e Professora do programa de pós-graduação em engenharia da produção - PPGEP-UFSC.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-UFSC e professor do programa de pós-graduação em contabilidade - PPGC-UFSC.

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - PPGC-UFSC.

Publicado

26-08-2010

Como Citar

Bortoluzzi, S. C., Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Vicente, E. F. R. (2010). Práticas de avaliação de desempenho organizacional em pequenas e médias empresas: investigação em uma empresa de porte médio do ramo moveleiro. Revista Produção Online, 10(3), 551–576. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.244

Edição

Seção

Artigos