<b>Análise dos níveis de ruído em equipamentos da construção civil na cidade de Curitiba</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i3.234Palavras-chave:
Construção civil, Ruído, Máquinas e equipamentos, Canteiros de obrasResumo
As condições de trabalho da construção civil possibilitam situações de risco e dentre os vários problemas do setor tem-se os altos níveis de ruídos dentro dos canteiros de obras. Neste artigo foram caracterizados os níveis de ruído equivalentes gerados pelos equipamentos de construção em três canteiros de obra na cidade de Curitiba/PR. Os equipamentos escolhidos para o monitoramento foram: betoneiras, bate-estacas e serras circulares. Avaliou-se a exposição dos trabalhadores por tarefa executada e calculou-se a dose de exposição diária, o nível de exposição e o nível de pressão sonora correspondente ao limite de tolerância e ao nível de ação. Os riscos foram determinados e comparados com os níveis de atuação recomendados para as ações de controle. Todas as medições, cálculos e comparações basearam-se na norma NR-15 do Ministério do Trabalho e NHO-01 da Fundacentro. Como resultado verificou-se que alguns equipamentos comumente utilizados pela construção civil geram níveis de ruído acima do aceitável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.