Proposição de um novo método de gerenciamento de requisitos na análise de negócios

Autores

  • Paula Bartholomay Kothe Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ângela Maria Marx Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alejandro Germán Frank Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.2029

Palavras-chave:

Gestão de Requisitos. Análise de Negócios.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor um modelo que integra e consolida diferentes modelos existentes na literatura para o processo de Gerenciamento de Requisitos, visando um horizonte abrangente que considere os detalhes das etapas que devem ser gerenciadas. Para tanto, foram revisados cinco modelos, dois da área de software, dois da área de produtos e um da área de análise de negócios. A partir do comparativo destes modelos, mediante o uso de conceitos de análise de conteúdo, obteve-se como resultado um modelo integrado que contempla cinco fases e 16 etapas que visam assegurar uma melhor performance do processo com base no atendimento das necessidades dos clientes. Após a obtenção do modelo integrado, o mesmo foi utilizado em um caso prático visando avaliar sua utilidade para a realização de diagnósticos da gestão por requisitos nas empresas. A principal contribuição se resume em um modelo completo que preenche as lacunas dos modelos existentes, aplicável a diversos setores, não se limitando ao desenvolvimento de softwares e produtos tradicionais deste mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Bartholomay Kothe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Paula B. Kothe é engenheira de produção formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua na área empresarial, no setor de desenvolvimento de sistemas e soluções empresariais baseadas em TI.

Ângela Maria Marx, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui uma formação multidisciplinar, que inclui Bacharelado em Comunicação Social pela Unisinos e Graduação Tecnológica em Design de Produto pelo Unilasalle. Concluiu, ainda, a Especialização em Design Gráfico pela Unisinos e o Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS, com ênfase em gestão de requisitos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Atuou como professora na Universidade de Caxias do Sul, nos cursos de Design, Design Gráfico e Design de Produto e na Faculdade Monteiro Lobato, no curso de Administração.

Alejandro Germán Frank, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alejandro G. Frank é professor regular (Adjunto A) do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEPROT/UFRGS). Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2007), Mestrado (2009), Doutorado (2012) e Pós-doutorado (2013) em Engenharia de Produção (com ênfase em Sistemas de Qualidade/Desenvolvimento de Produtos) pela UFRGS, Brasil. Foi pesquisador visitante do CNPq (sanduíche) no Dipartimento di Engegnaria Gestionale do Politecnico di Milano, Itália, durante o ano 2012. Obteve prêmios de pesquisa como o "Prêmio ABEPRO 2013" na categoria melhor tese de doutorado, o "2012 Latin American Management Research Fund Award" organizado pela Editora Emerald e pelo Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración (CLADEA), e o "Concurso Jovens Empreendedores" organizado pela Universidad Nacional de Misiones. Suas principais áreas de pesquisas e atuação profissional são: Desenvolvimento de Produtos, Gestão Organizacional e Gestão do Conhecimento.

Publicado

15-12-2015

Como Citar

Kothe, P. B., Marx, Ângela M., & Frank, A. G. (2015). Proposição de um novo método de gerenciamento de requisitos na análise de negócios. Revista Produção Online, 15(4), 1481–1510. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.2029

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.