Fatores ergonômicos, psicossociais e riscos no trabalho na mineração informal
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.2018Palavras-chave:
Trabalho. Saúde. Mineração. Ergonomia. Riscos Ocupacionais.Resumo
Objetivou-se identificar os fatores ergonômicos, psicossociais e os riscos no trabalho informal no setor mineral do Estado da Paraíba sob a ótica de mineiros. Foi realizado um estudo descritivo e transversal. Participaram 371 trabalhadores informais da mineração, os quais responderam a dois questionários para analisar/avaliar o trabalho prestado em três dimensões: fatores ergonômicos; fatores psicossociais; e riscos ocupacionais. As pontuações dos itens de cada dimensão foram somadas de modo que, quanto maior a pontuação, menor a satisfação do trabalhador frente ao domínio investigado. Os resultados indicaram que o ruído muito alto é comum no ambiente laboral (66%). A maioria (54,7%) destacou que o trabalho era muito pesado e que exigia atenção e raciocínio (85,7%). Os trabalhadores enfatizaram a falta de treinamentos para atuar na área (59,3%) e poucos consideraram a manutenção do posto de trabalho como um dos componentes para se evitar a lombalgia (32,3%). O risco de acidentes foi apontado como o fator de maior atenção no cotidiano laboral (56,6%). Todos os riscos ocupacionais foram mencionados, destacando-se os físicos e químicos. Houve correlação significativa entre idade e os riscos ocupacionais, indicando que, quanto maior a idade, maior a percepção dos agentes nocivos (ρ = -0,23; p < 0,01). Ao final, constatou-se que todos os trabalhadores perceberam, em maior ou menor grau, os fatores ergonômicos, psicossociais e os riscos na mineração informal, sendo que o tempo de trabalho e a idade foram características que interferiram significativamente sobre o modo de perceber esses fatores e os riscos ocupacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.