Teoria de opções reais: avaliação econômico-financeira de projetos na indústria cerâmica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1948Palavras-chave:
Opções Reais. Indústria Cerâmica. Crédito de Carbono. Viabilidade Econômica. Opção de Diferimento.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar economicamente a implantação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo na substituição de biomassa não renovável por biomassa renovável no processo produtivo de uma empresa de cerâmica vermelha. A avaliação pretendeu demonstrar o valor da flexibilidade gerencial de Diferimento conforme adaptações realizadas na metodologia proposta por Copeland & Antikarov (2001), a qual adiciona à avaliação tradicional de fluxo de caixa descontado a Opção Real – OR. Essa determinação seguiu um roteiro de etapas essenciais para a análise das variáveis que compreendem o modelo e que possibilitou a ordenação dos resultados quanto aos valores da OR considerada e do valor presente incluindo a flexibilidade gerencial. Finalmente, como resultado deste estudo concluiu-se que a Teoria de Opções Reais por meio da Opção de Diferimento ou Adiamento contribuiu com informações que auxiliaram nas decisões gerenciais de investimento em projetos quando comparados à metodologia tradicional de avaliação visto que são consideradas incertezas inerentes ao projeto, tal como o ambiente real.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.