Gerenciando o relacionamento entre recursos estratégicos e prioridades competitivas segundo a visão baseada em recursos

Autores

  • Cláudia Fabiana Gohr UFPB - Universidade Federal da Paraíba
  • Yuri Laio Teixeira Veras Silva UFPB - Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1939

Palavras-chave:

Estratégia de Operações. Prioridades Competitivas. Recursos Estratégicos. Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva.

Resumo

As empresas devem desenvolver e melhorar recursos que são considerados estratégicos e que apoiam as suas prioridades competitivas, especialmente aquelas que são importantes para os clientes. Utilizando a visão baseada em recursos como perspectiva teórica, o principal objetivo desse artigo é analisar como os recursos estratégicos podem contribuir para as prioridades competitivas de uma organização que atua no setor logístico. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo os principais instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturada e não estruturada; e, observações sistemáticas. Por meio da pesquisa foi possível constatar que os recursos que mais contribuem para as prioridades competitivas da empresa que precisam de melhorias são: controle de vendas, clientela fiel, experiência dos sócios e feedback ágil aos clientes. Entretanto, desses, apenas a experiência dos sócios proporciona o desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis. Os demais recursos permitem apenas uma paridade competitiva, entretanto, apoiam prioridades competitivas importantes para a empresa, necessitam, portanto, de maiores investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Fabiana Gohr, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba.

Yuri Laio Teixeira Veras Silva, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Graduação em Engenharia de Produção da UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Publicado

15-06-2015

Como Citar

Gohr, C. F., & Silva, Y. L. T. V. (2015). Gerenciando o relacionamento entre recursos estratégicos e prioridades competitivas segundo a visão baseada em recursos. Revista Produção Online, 15(2), 734–757. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1939

Edição

Seção

Artigos