Análise dos indicadores de desempenho na qualidade do ensino superior

Autores

  • Cleina Yayoe Okoshi Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Elias Hans Dener Ribeiro da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Edson Pinheiro de Lima Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Edelmi Marcelo Kruger Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Ângelo Márcio Oliveira Sant´Anna Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Universidade de São Paulo (USP)
  • Sergio Eduardo Gouvêa da Costa Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Paulo Sergio Macuchen Nogas Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.1934

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho. Ensino superior. Técnica estatística multivariada.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior são cada vez mais exigidas pelas empresas e pela sociedade para formarem profissionais com maiores competências e que sejam capazes de interagir com o ambiente de forma dinâmica e sistêmica. Para isso, IES avaliam os níveis dos seus profissionais de docência. O objetivo do trabalho é identificar quais indicadores de desempenho no ensino superior em cursos de pós-graduação Stricto Sensu podem ser agrupados e a sua influencia na qualidade do curso. Foi utilizada para análise a técnica estatística multivariada (Análise Fatorial). O principal resultado foi que os indicadores são agrupados em seis fatores: “Doutorado”, “Livros”, “Fomento 1”, “Fomento 2”, “Mestrado” e “Publicação artigo”, assim os indicadores de cada fator influencia a melhoria do conjunto, melhorando a qualidade do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

15-03-2016

Como Citar

Okoshi, C. Y., Ribeiro da Silva, E. H. D., Pinheiro de Lima, E., Kruger, E. M., Sant´Anna, Ângelo M. O., Gouvêa da Costa, S. E., Vieira da Silva, W., & Nogas, P. S. M. (2016). Análise dos indicadores de desempenho na qualidade do ensino superior. Revista Produção Online, 16(1), 104–125. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.1934

Edição

Seção

Artigos