Diagnóstico do gerenciamento da cadeia de suprimentos em um restaurante universitário através de estudo exploratório

Autores

  • Anna Paula Galvão Scheidegger Texas A&M University
  • Juliana Helena Daroz Gaudêncio Universidade Federal de Itajubá
  • Fabio Favaretto Universidade Federal de Itajubá
  • Renato da Silva Lima Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1924

Palavras-chave:

Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Gestão da informação. Fluxo de suprimentos. Setor de serviços. Restaurante universitário.

Resumo

Ganha cada vez mais relevância o setor de serviços na economia e sociedade brasileira. No entanto, os desafios das empresas, em especial micro e pequenas empresas, são inúmeros quando se considera a competitividade e as dificuldades impostas pela estrutura de mercado brasileira. Desta forma, compreender o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos de pequenas empresas torna-se extremamente importante, pois pode contribuir para a sobrevivência das mesmas. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico do processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos dentro do setor de serviços. Para isso, adotou-se como objeto de estudo um restaurante universitário, uma vez que o mesmo além de enfrentar os usuais desafios das micro empresas, apresenta características especiais que tornam o processo ainda mais complexo.  De caráter exploratório e utilizando-se de pesquisa qualitativa, o trabalho desenvolveu, através de ferramentas de mapeamento como o SIPOC e análise SWOT, uma melhor compreensão sobre o contexto e identificou algumas oportunidades para futuros estudos mais profundos, cumprindo assim com os objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Galvão Scheidegger, Texas A&M University

Industrial and Systems Engineering Department

Juliana Helena Daroz Gaudêncio, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Fabio Favaretto, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Renato da Silva Lima, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Publicado

20-02-2015

Como Citar

Scheidegger, A. P. G., Gaudêncio, J. H. D., Favaretto, F., & Lima, R. da S. (2015). Diagnóstico do gerenciamento da cadeia de suprimentos em um restaurante universitário através de estudo exploratório. Revista Produção Online, 15(1), 375–402. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1924

Edição

Seção

Artigos